os contos de manuel alegre
Clique na imagem e compre este livro, sem sair de casa.
GUIÃO DE ANÁLISE
Objectivos do Plano Nacional de Leitura
• Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso colectivo.
• Criar um ambiente social favorável à leitura. • Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
• Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura.
• Enriquecer as competências dos actores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores de leitura, formais e informais. • Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura.
Guião para os Professores Deixemo-nos, pois, guiar pelo verde pinho das naus de Bartolomeu Dias e dos Descobrimentos portugueses; para tanto, embarquemos no primeiro livro da Obra de Manuel Alegre destinado prioritariamente a um público infanto-juvenil. Como todos percebemos através dos indícios agora mesmo salpicados, trata-se d’As Naus de Verde Pinho. “Viagem de Bartolomeu Dias contada à minha filha Joana”, publicado em 1996 e com ilustrações de seu filho Afonso Alegre Duarte (Lisboa, Editorial Caminho).
Se não nos pode surpreender que uma nova obra de Manuel Alegre seja editada, já que conhecemos a extensão da sua bibliografia; também não nos poderá espantar que esta obra tenha por objecto uma temática de natureza histórica. Como bem sabemos, tal é recorrente num Autor que, tanto em textos líricos como narrativos, se distinguiu desde cedo pelo tratamento dado às temáticas do Além-Mar e do exílio .
Nesta obra, a novidade está, assim e essencialmente, nos seus destinatários, em subtítulo particularizados na “minha filha Joana”, com ela abrangendo todas as crianças e jovens. Como síntese introdutória, pode dizer-se que Manuel Alegre