Ciencias
PINHALZINHO
2011
AZEITE DE OLIVA
Trabalho apresentado a disciplina de Metodologia Científica, como conotação parcial para conclusão da 1ª fase do curso de Engenharia de Alimentos.
Orientadora: Fernanda Ben.
PINHALZINHO-SC
2011
SUMARIO
INTRODUÇÃO
Esse óleo que é tanto apreciado e degustado das mais variadas formas, por seus consumidores tem grande importância para os seres humanos, que é produzido exclusivamente a partir das azeitonas.
O azeite de oliva já existe há muitos anos, e por isso encontramos a necessidade de conhecer a um pouco mais sobre sua historia, onde tudo começou seu pais de origem, produção e também o principal que é o grande numero de benefícios que esse óleo proporciona ao ser humano.
O óleo de oliva tem sido cultivado por centenas de anos nos países que cercam o Mar Mediterrâneo e tiveram uma importante participação na dieta dos indivíduos nesta região, assim como sua economia e cultura, mas seu consumo já esta se globalizando e esse óleo que nos trás inúmeros benefícios, vem sento apreciado cada dia mais, por todos.
TEMA
Azeite de oliva
JUSTIFICATIVA
O trabalho a ser apresentado, visa informar os benefícios, características gerais, elaboração, extração e os variados tipos de azeites. Desde o processo da estocagem da azeitona até a sua produção final. A partir dai mostrar que o azeite de oliva é o mais adequado quando o assunto é cuidar da saúde, devido ser o único tipo de gordura que não interfere na produção da lipase, a enzima que dilui as moléculas de gordura; facilita a digestão; contribui para a manutenção correta da tensão sanguínea; diminui os riscos de artrite reumatoide; aumenta as defesas naturais do organismo contra vírus e bactérias e melhora a elasticidade dos tecidos. O azeite de oliva apesar de ser encontrado facilmente nos mercados ainda não