Processo de Crioscopia
1. Introdução
Crioscopia ou Criometria estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.
Podemos explicar Crioscopia da seguinte maneira:
Quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade descrita. Por exemplo: o ponto de congelamento da água pura é superior ao da água poluída, por quê? A água poluída possui partículas não-voláteis que dificultam o congelamento deste líquido, já a água purificada, isenta de qualquer corpo estranho, chega à cristalização mais rapidamente.
2. Objetivo e Metodologia
Observar o efeito crioscópio numa solução de água e sal, e em uma solução de água (apenas). Então colocado as duas soluções em um béquer preenchido com sal grosso e gelo. Em qual tubo a água congelou? Qual a temperatura da mistura refrigerante? Porque uma das soluções não congelou?
3. Conclusão e Comentários
Ao colocar em um béquer (composto de gelo e sal grosso), dois tubos de ensaio contendo cada um a solução proposta (um tubo de ensaio com apenas água, e outro uma solução de água e sal), foi observada por alguns minutos qual a solução que congelaria. A solução congelada foi a de água, pois a mesma congela a 0ºC e ao medir a temperatura, o béquer encontrava-se a -10ºC. Já a outra solução com a mistura de água e sal não congelou e o sal estava no fundo do tubo de ensaio. Sendo assim, podemos concluir, que à medida que se adiciona um soluto a uma solução, sua temperatura de fusão diminui. No tubo que contém solução com sal o congelamento demora mais para ocorrer e ocorre a uma temperatura mais baixa. Isso se dá devido à dissolução do soluto na água, provocando o abaixamento do ponto de congelamento. Em termos científicos podemos dizer que, ao se formar uma solução líquida, a tendência do solvente ficar no estado líquido aumenta. O líquido passa a ter menor tendência em passar para os estados sólido e