fungos herois
No passado foram confundidos com plantas, mas com os conhecimentos biológicos de microscopia e bioquímica, hoje se sabe que eles possuem mais características animais!
Os fungos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica no planeta, e estão presentes em várias formas, desde microscópicos até macroscópicos, desde tóxicos até comestíveis, desde decompositores até parasitas. Se encontram sob a forma de leveduras, bolores e cogumelos.UTILIDADES
O ácido cítrico muito utilizado em refrigerantes e outros produtos, é produzido por um fungo que fermenta o açúcar de frutas, o Aspergillus lividus.
Os fungos são apreciados na culinária desde épocas muito antigas. No império Romano, a espécie de cogumelo Amanita cesariae foi assim batizada por ter sido reservada aos Césares.
São muitos os cogumelos comestíveis: Agaricus campestris (champignon), Lentinus edodes (shitake), Morchella, Enoki, Hiratake, Porcini, Erinki, Portobello e muitos outros.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
A micologia médica é a área que estuda as doenças causadas por fungos. Os fungos, em sua maioria, vivem da decomposição de matéria orgânica em decomposição. O Cryptococcus neoformans, agente da criptococose é encontrado nos espaços urbanos onde há pombos e psitacídeos (papagaios, periquitos,etc), canários, etc, e o excremento desses animais favorece a proliferação do fungo, pois é espalhado junto à poeira, e inalado chega aos alvéolos pulmonares causando lesões, especialmente em pessoas