Propriedades coligativas
INTRODUÇÃO
Propriedades coligativas são propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influenciar na intensidade das propriedades (ou efeitos) coligativas.
Todas as propriedades coligativas surgem da redução do potencial químico do líquido solvente como resultado da presença do soluto. A redução do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui a temperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído).
A origem molecular da diminuição do potencial químico não está na energia de interação entre o soluto e as partículas do solvente, porque a diminuição também ocorre em soluções ideais (as quais tem entalpia de mistura igual a zero).
O presente trabalho tem por objetivo definir as propiedades coligativas, indicando um exemplo de aplicação e uma forma de determinação.
DESENVOLVIMENTO
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que surgem pela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. As propriedades são chamadas de: * Tonoscopia: Abaixamento da pressão máxima de vapor. * Ebulioscopia: Elevação da temperatura de ebulição. * Crioscopia: Abaixamento da temperatura de fusão. * Osmoscopia: Pressão osmótica.
As três primeiras foram estudadas por Raoult, enquanto que a última foi estudada por Van't Hoff.
TONOSCOPIA
Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da Pressão Máxima de Vapor (PMV) de um solvente (pressão que seu vapor exerce, num recipiente fechado, quando está em equilíbrio com o líquido, a uma certa temperatura) quando se adiciona a ele um soluto