Construçao social do conceito de saude
Conceitos de Saúde
Buss 2000
Este conceito foi retomado e ganhou mais ênfase recentemente, especialmente no Canadá, EUA e países da Europa ocidental. A revalorização da promoção da saúde resgata, com um novo discurso, o pensamento medico social do século XIX expresso na obra de autores como Virchow, Villermée, Chadwick e outros, afirmando as relações entre saúde e condições de vida.
Lupton, 1995; Petersen, 1997
Um dos eixos básicos do discurso da promoção da saúde e fortalecer a ideia de autonomia dos sujeitos dos grupos sociais. Uma questão que se apresenta e qual concepção de autonomia e efetivam ente proposta e construída. A perspectiva conservadora da promoção da saúde reforça a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegado, progressivamente, aos sujeitos, a tarefa de tomarem conta de si mesmos.
Sabroza 1994
A saúde publica/saúde coletiva e definida genericamente como campo de conhecimento e de praticas organizadas institucionalmente e orientadas a promoção da saúde das populações.
Mendes Gonçalves 1994
O conceito de doença constituiu-se a partir de uma redução do corpo humano, pensando a partir de constantes morfológicas e funcionais, as quais se definem por intermédio de ciências como a anatomia e fisiologia. O corpo e, assim, desconectado de todo o conjunto de relações que constituem os significados da vida.
Morin, s.d: 14
Outra questão e que suas praticas tendem a não levar em conta a distancia entre conceito de doença- construçao mental- e o adoecer- experiência da vida, produzindo-se a substituição de um pelo outro. O conceito de doença não somente e empregado como se pudesse falar em nome do adoecer concreto, mas, principalmente, efetivar praticas concretas que se representam como capazes de responder a sua totalidade.
Caponi 1997:288
A saúde não e objeto que se possa delimitas; não se traduz em conceito cientifico da mesma forma que o sofrimento que