Alcoolismo na construção civil
O ALCOOL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Luciana Shizuka Antunes¹ lucianashizuka@yahoo.com.br Prof. Marcio Garcia Lauriano Leme ² marcioleme@hotmail.com Prof. Dr Alaércio Aparecido de Oliveira ³ profalaercioaao@gmail.com
RESUMO O presente trabalho é uma revisão bibliográfica sobre a prevalência do uso do álcool pelos trabalhadores da construção civil. A construção civil é de suma importância para a economia do país e tal é a gravidade do assunto que a Organização Internacional do Trabalho interveio com um programa de caráter obrigatório, Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). As características dos trabalhadores deste setor se tratam de pessoas jovens, de raça negra com baixa escolaridade. Trabalhadores que buscam no álcool forças para aquentar um dia de serviço no canteiro de obras. Além deste a intervenção do enfermeiro do trabalho como parte da equipe dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), é valiosa para o sucesso na prevenção, tratamento e reinserção do trabalhador etilista. Esta revisão literária apresenta uma relação entre o trabalho nesta atividade e o consumo de álcool como sendo um problema a ser enfrentado pelas empresas e não dispensado, além da importante participação ativa do enfermeiro do trabalho. Palavras chaves: Álcool, Construção civil, Enfermeiro trabalho.
______________________________________ 1. Luciana Shizuka Antunes, especializanda Técnica em Enfermagem do Trabalho do Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho do Centro de Educação Profissional e Empresarial de Curitiba – CEPROMEC – Curitiba – Paraná Brasil; 2. Prof. Marcio Garcia Lauriano Leme, biólogo, advogado, orientador e professor do Curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho do Centro de Educação Profissional e Empresarial de Curitiba – CEPROMEC – Curitba – Paraná Brasil; 3. Prof.