conceito de saúde
Saúde: uma nova concepção
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz parte de uma proposta da disciplina de Conceito de saúde e seus nexos no trabalho da enfermagem/saúde. A presente tarefa integra saberes articulados ao longo das aulas, somados aos conceitos de saúde da OMS, 8ª CNS, da leitura de Canguilhem, Marx, Guattari e Dejours, além dos autores: Severo, Zanardo, Bendassoli e Martins. Esta crescente construção tem proporcionado uma reflexão ativa e exercícios de ressignificação quanto à temática.
Neste sentido, tenho me permitido um pensar mais aprofundado, mais sólido e consciente quanto ao conceito de saúde. Questiono-me a partir desta vivência intelectual, quantos outros conceitos também deveriam ser repensados, observados, reformulados individualmente a cerca de temas cotidianos da prática profissional que são usualmente apenas reproduzidos, sem maiores significados pessoais.
A exemplo disto, percebo o conceito de subjetividade, tantas vezes subcontextualizado num fazer profissional que o reproduz sem maiores reflexões. Muitas contribuições colaterais surgiram durante a proposta de construção do conceito de saúde, estas no entanto, não são menos importantes ao exercício do crescente desenvolvimento de um pensar mais científico, sólido e contextualizado do que as contribuições de autores renomados ou não. Uma vez que estas trouxeram vivências e pensares dos pares quanto as suas concepções, ideias e conceitos pessoais somaram-se ao exercício de ressignificação e reflexões.
A princípio, minha concepção de saúde era um tanto superficial, acreditava que ter envolvimento e poder estar com família e amigos, além de um trabalho digno e um corpo saudável que permitisse o lazer e o estudo constituíssem “ter saúde”. Porém ao iniciar a disciplina de Conceito de Saúde, comecei a