conceito de saude
NOME COMPLETO: Victoria Cassiana Praxedes Bandeira MATRÍCULA: 201456666
CURSO: _______________________________
DISCIPLINA: LINGUAGEM PROFISSIONAL EM SAÚDE TURMA: ___________________
PROFESSOR: ÚRSULA ANDRÉA DE ARAÚJO SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL - RESUMO
1. Com base na leitura e compreensão do texto produza um resumo acerca das ideias do autor individualmente, respeitando a divisão do texto (subtópicos) proposta nele.
2. Em seguida, realize a revisão para se certificar que existe coerência.
3. Logo depois, revise a Língua Portuguesa.
4. E finalmente poste o texto na aba Trabalho na UnP Virtual.
CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA AO LONGO DA HISTÓRIA
SOB O OLHAR EPIDEMIOLÓGICO E ANTROPOLÓGICO
INTRODUÇÃO
Saúde e doença não são estados ou condições estáveis, mas sim conceitos vitais, sujeitos a constante avaliação e mudança. Em um passado ainda freqüente, a doença era definida como “ausência de saúde” e a saúde sendo definida como “ausência de doença”. Algumas autoridades encaram a doença e a saúde como estado de desconforto físico e bem-estar, respectivamente. Definições mais flexíveis quer de saúde quer de doença levaram a considerar múltiplos aspectos causais da doença e da manutenção da saúde tais como as condições de alimentação, moradia, educação, trabalho, meio ambiente e ao acesso dos serviços da saúde.
Com isto, levando ao Estado, responsabilidade de nos “garantir condições dignas de vida e do acesso universal e igualitário as ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, em todos os seus níveis e a todos os habitantes de seu território nacional.
Contudo, objetivamos compreender os conceitos relacionados a saúde e doença desenvolvidas hoje ao longo da história, a partir das perspectivas epidemiológicas e antropológicas.
EVOLUÇÃO CONCEITUAL
Saúde e Doença ao Longo da História
Desde os tempos mais longínquos, uma história de construções e