logica-insumento do conhecimento
1303 palavras
6 páginas
LÓGICA: INSTRUMENTO DO CONHECIMENTO.Por Josiany Dórea
Será que em algum momento paramos para refletir sobre a Lógica e sua importância no nosso cotidiano? O que a Lógica pode nos proporcionar diante dos avanços tecnológicos?
Vivemos diante de tanta praticidade com respostas prontas e rápidas que facilitam nossas vidas e nos deixam, digamos assim, preguiçosos para pensar e promover o Raciocínio Lógico.
Afinal, o que é a Lógica? Como surgiu e qual a sua finalidade?
Busquemos então, a definição mais utilizada: a Lógica é um estudo formal correto, sistematizado de uma ideia, uma evidência, uma linguagem, um discurso. É uma disciplina filosófica originada na Grécia Antiga. Segundo o dicionário de Filosofia de Nicolas Abbagnano, Lógica = logos, que significa palavra, proposições, oração, mas também pensamento. O objeto da Lógica é a proposição que exprime através da linguagem, os juízos formulados pelos pensamentos.
E assim, iniciamos nossa oitava Conversa Afinada ocorrida em doze de fevereiro que nos remeteu a importância da Lógica como instrumento do conhecimento. Fizemos uma explanação sobre a origem da Lógica nos primórdios da Filosofia. E vimos que a partir do momento em que os primeiros Filósofos se preocupam com os fenômenos da natureza, com a transformação e origem do homem rompendo com a mitologia na Grécia Antiga, surge o pensamento racional, o Logos.
A Filosofia então fornece espaço para um pensamento mais sistematizado, organizado e preocupado com o homem em seu contexto físico, com a forma de conhecer através do argumento, da razão. Destaque para o filósofo Aristóteles que ficou conhecido como o organizador da Lógica clássica, denominada por ele de Organon, palavra de origem grega que quer dizer instrumento.
Aristóteles nos proporciona um sistema filosófico que com o passar dos anos ficou dividido como Lógica formal (simbólica), preocupa-se com a estrutura do raciocínio/ lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas (são