Processo de conquista e colonização do continente americano
Processo de conquista e colonização do continente americano
Introdução
Um trabalho no qual, irá apreciar o Processo de exploração econômica e dominação política surgido nos séculos XV e XVI, quando vários países europeus, impulsionados pela necessidade de ter novos mercados e mercadorias, descobrem, conquistam e ocupam territórios da Ásia, África e América.
A origem da colonização do continente Americano.
Na segunda viagem de Cristóvão Colombo na busca do caminho para as Índias ele chega à América em 1492. E após sua descoberta tornou-se verdadeiramente conhecido pelos europeus. Dois anos depois, o Tratado de Tordesilhas divide o controle do Novo Mundo entre portugueses e espanhóis. Nos anos seguintes, espanhóis, portugueses, franceses, ingleses e holandeses disputam o domínio do novo continente e sua exploração nos moldes do mercantilismo europeu. As terras "descobertas" por Cristóvão Colombo. De maneira geral, as colônias européias na América dividem-se em colônias de exploração e de povoamento. As primeiras caracterizam-se pela grande propriedade pela monocultura e pelo trabalho escravo. Especializam-se na produção de metais preciosos e gêneros agrícolas para abastecer o mercado europeu, como é o caso da colonização espanhola, portuguesa e da inglesa no sul dos EUA. No segundo tipo de colônia predominam a pequena propriedade, a policultura e a mão-de-obra familiar. A produção destina-se ao mercado interno. Um exemplo é a colonização inglesa na região conhecida como Nova Inglaterra, nos EUA.
Durante milhares de anos foram desenvolvidas civilizações por todo o continente, como os maias, os astecas e os incas. Havendo várias colonizações no continente Americano.
Colonização européia das Américas em 1750.
██ Território espanhol
██ Território cedido pela Espanha
██ Território português
██ Território francês
██ Território francês reivindicado pela Grã-Bretanha
██ Território britânico
██ Território russo
*