Escrevendo textos tecnicos
ENGENHARIA DE AMBIENTAL
ORIENTAÇÃO PARA ESCREVER RELATÓRIOS TECNICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA.
Betim
2012
ORIENTAÇÃO PARA ESCREVER RELATÓRIOS TECNICOS NO ENSINO DE ENGENHARIA.
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras, Unidade Betim, como parte da disciplina de Metodologia Cientifica, ministrada pelo.
.
Betim
2012
Visando melhorar a elaboração de relatórios técnicos e científicos, visto que o ensino no Brasil não se aprofunda na formação de base, segundo Cunha (1997, p.1); “É bem conhecida que a dificuldade na escrita no Brasil não se restringe atualmente aos textos técnicos, o que tem sido generalizado pela decadência do ensino fundamental”. Neste trabalho propõe-se aos alunos, principalmente aos graduandos em engenharia, a elaboração de relatórios mais adequados voltados a sua área de atuação. Para isso Cunha (1997) produziu um artigo com orientações simples e diretas e sua aplicação resultou na melhora significativa da qualidade dos relatórios.
É fato que vários profissionais experientes encontram dificuldade em elaborar textos claros e compreensíveis. Declara Cunha (1997, p. 2); “Fiquei surpreso ao descobrir que mesmo profissionais com longa experiência escrevem mal e por isso dificultam a documentação e a realização de projetos de engenharia”.
Muitos profissionais trabalham toda sua vida acreditando dominar a escrita técnica, porém, alguns acabam descobrindo que isso é inverídico.
Afirma Cunha (1997):
Esta deficiência na escrita técnica me preocupou pela primeira vez quando eu descobri que não sabia escrever um texto técnico com clareza e precisão. Naturalmente isto ocorre durante a escrita da minha tese de mestrado. Isto me chocou, pois até então eu acreditava que escrevia bem. A realidade só