Para onde as pedras o conduzem?
CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
Trabalho Acadêmico de Arqueologia Bíblica.
Nota: __________
Para onde as pedras o conduzem?
Uma avaliação do cap.18 do livro de Randall Price – Arqueologia Bíblica.
Aluno: CARLOS ALBERTO MATOS NOGUEIRA.
Professor: MOISÉS.
Rio de Janeiro
2011
Para onde as pedras o conduzem?
Trata-se do cap.18 do livro de Arqueologia bíblica de Randall Price, o último capitulo do livro, que se constitui de um excelente texto, muito bem elaborado e fundamentado.
O texto aborda a questão dos fatos arqueológicos e a fé cristã, alertando que há fatos que aumentam a fé e há fatos que depende da fé, portanto devemos exercer alguma restrição até que os fatos arqueológicos sejam bem examinados. Mostra ainda que os fatos devem ser enfrentados, porém não se podem tirar conclusões precipitadas, pois há a questão da fé e a questão da interpretação dos fatos arqueológicos.
Quanto à questão da fé, existem dois problemas na mentalidade moderna que evitam a possibilidade da fé. O primeiro é a pressuposição de uma perspectiva desprovida de fé, fruto de uma cosmovisão evolutiva dominante no meio educacional e científico, que é completamente incompatível com a cosmovisão bíblica que trás no seu bojo o ensino essencialmente criacionista. O outro problema é a pressuposição de erros na fonte de fé - a Bíblia, que neste caso só pode ser enfrentado adotando o ponto de vista de que apenas pelo fato de não entendermos a solução de um fato conflitante com as escrituras ou por não podermos solucionar o conflito no momento, pode significar que nós ou nossos métodos esteja errado. Quer entendamos tudo ou não, a aceitação de que existe uma solução que ultrapassa a nossa limitada visão, nos possibilita permitir a busca de uma solução sem sermos confundidos ou abalados em nossa fé