Calculo Biliar
A vesícula biliar é um órgão que mede aproximadamente de 7 a 10 cm. É uma pequena bolsa de armazenamento onde há a presença de bile. A bile por sua vez sai do fígado pelos ductos hepáticos comuns que tem contato com a vesícula através do ducto cístico, formando assim o ducto biliar comum, que desemboca no intestino delgado.
A principal função da vesícula é o armazenamento da bile, que é produzida pelo fígado e após as refeições é liberada. A bile é emulsificadora de lipídios.
A “colelitíase”,ou “cálculos na vesícula ”,ou mais conhecidamente “Pedra na vesícula” é uma doença que se caracteriza pela formação de substâncias sólidas na região da vesícula, semelhantes a pedras e que variam de tamanho.
A bile é composta por três componentes básicos:
A
bilirrubina,sais biliares e colesterol. A formação dessas pedras ocorre quando há um desequilíbrio entre a quantidade de água e das substâncias presentes na bile, favorecendo a solidificação dela. Pode ocorrer pela falta de água ou pelo excesso de alguns dos componentes, principalmente de colesterol e outros pigmentos. Algumas vezes pode não apresentar nenhum sintoma, de forma que a pessoa nem saiba que tenha o problema. Os sintomas aparecem normalmente quando ocorre inflamação da vesícula ou quando o cálculo migrar para os canalículos que conduzem a bile e podem ser:
Cólica biliar
Náuseas e vômitos
Febre → No caso de inflamação dos canais ou da vesícula
Cirúrgico
O tratamento consiste da retirada da vesícula somente nos casos em que os cálculos são grandes e provocarem desgaste da parede da vesícula biliar.
Farmacológico
Nas pessoas que não possuem condições para uma intervenção cirúrgica, o uso de um fármaco pode ser utilizado. Este é o Ácido Ursodesoxicólico que ajuda a dissolver os cálculos. Ele requer pelo menos seis meses de obter resultados e é eficaz caso forem micro cálculos.