Doenças do trabalho
A pneumoconiose é uma doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madeireira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.
Ao trabalhar, o indivíduo pode nem perceber a entrada destas substâncias nas vias respiratórias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivíduo não conseguir combater o agente agressor por si só.
Se a quantidade de poeira inalada não for muito grande, dificilmente serão geradas fibroses nos pulmões. Mas, se o indivíduo é exposto a grandes quantidades de poeira e não usar a máscara como medida de prevenção pode haver o desenvolvimento de uma pneumoconiose com fibrose, que dificulta a expansão pulmonar e outras complicações poderá surgir.
Sintomas da Pneumoconiose
Poucos são os sintomas da pneuconiose e estes geralmente surgem quando a doença já está instalada há muito tempo, gerando uma tosse seca persistente. Que surge principalmente durante ou logo após o trabalho.
Como diagnosticar a Pneumoconiose
O diagnóstico da pneumoconiose é feito com base na história clínica, sintomas e o raios-X.
Como tratar a Pneumoconiose
O tratamento é feito com o uso de corticosteroides e o afastamento da função. O uso de uma máscara respiratória é capaz de filtrar o ar e impedir a contaminação com novas partículas.
Asbestose é uma doença causada pela aeração do pó de amianto, também chamado de asbesto. É uma tentativa de cicatrização do tecido pulmonar, causada pelas fibras minerais de silicatos do asbesto. A asbestose é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto. | Histórico
O amianto é composto por silicato de mineral fibroso de composição química diversa. Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmões, causando cicatrizes. A