Turismo de Aventura
Um novo segmento turístico começa a despontar na Paraíba, é o turismo de aventura. De mountain bike, jipe ou em caminhadas, turistas descobrem nos cenários rurais do Estado uma boa opção para fugir ao stress, fazer amigos e também negócios. No Cariri e Agreste, 21 trilhas de caminhadas conduzem os visitantes às belezas naturais do Estado. Além de estimular o respeito à natureza, a prática tem gerado renda às cidades do Interior.
Dados do programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur) apontam que na Paraíba o faturamento das empresas de turismo de aventura e ecoturismo cresceu 21% nos últimos anos. O Estado passou de R$ 491,5 milhões (2008), para R$ 515,9 milhões em 2009.
Entre os atrativos de turismo de aventura, a Paraíba apresenta uma vasta diversidade de áreas naturais, em sua maioria, em bom estado de preservação. A Ilha da Restinga, no estuário do Rio Paraíba, possui 500 hectares de área e é habitat de várias espécies de animais, além de lagoas, manguezais e mata atlântica. Já o Parque Estadual Pedra da Boca possui trilhas por entre grutas e paredões de rocha. Outro interessante passeio é a Travessia da Serra do Bodopitá com 43 km de extensão, em Fagundes.
"A partir de 2007 aderimos ao projeto da Federação Internacional de Esportes Populares 'Anda Brasil', que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento do turismo rural no país. Hoje temos no Cariri 11 trilhas oficiais de caminhadas e 10 trilhas no Agreste", disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Rosa Maria Correia. Segundo ela, desde 2004 a instituição apóia iniciativas privadas e governamentais para o desenvolvimento de esportes na natureza no Cariri. Cidades como Prata, Monteiro, Serra Branca, Boqueirão e Cabaceiras já despontaram, na região, para o desenvolvimento dessas atividades..
Bicicletas ganham espaço nas estradas do Cariri - Em algumas cidades, a exemplo de Boqueirão, existem eventos com foco em práticas de aventura no ambiente rural como a 1ª Prova