Ciencias sociais
Maria das Graças inicia com o quando nós estamos pensando na sustentabilidade Em primeiro lugar, é importante detectar que sustentabilidade não é só cuidar do meio ambiente. O ponto de partida é entender o que é sustentabilidade para a sua empresa. Ela tem que pensar nisso como parte da estratégia de planejamento do negócio. O problema é que não há uma receita definitiva. O difícil é saber qual o foco e a necessidade do negócio, e para cada um é diferente. As empresas tem muito que caminhar na educação e na conscientização. (no plano da ética), então estamos pensando no que queremos para nossa sociedade, para nosso grupo humano, o conjunto da sociedade. Mas há também os que vem apenas os interesses individuais, isso é o que gera um debate ético, o debate da sustentabilidade. Nós não temos o direito de tirar das sociedades futuras os meios e as condições para a reprodução das mesmas. Desde a conferência de Estocolmo, se tem o termo desenvolvimento sustentável, desde então a diversas reuniões ao redor do mundo sobre o como pode ser realizado esse desenvolvimento sustentável entre outros.
Hoje o que se discute muito o derretimento das geleiras. Todas as áreas de estudo mostram que o sistema atual de consumo é totalmente insustentável e há um grande acumulo de lixo. O nosso planeta atualmente não há uma preocupação com a manutenção das características fundamentais à nossa reprodução. O atual ritmo de produção pode causar um colapso no futuro (não há sustentabilidade alguma no atual ritmo).
O segundo ponto na palestra foi a crise do petróleo de 1970, as nações produtoras começaram a regular o escoamento da produção petrolífera