Processo Administrativo
Uma empresa que não pensa no futuro que não tem uma visão nem um planejamento para determinada situação, é uma empresa sem planejamento, mergulhada na insegurança .O planejamento nada mais é, do que a forma de organizações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreas. Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para atingir um propósito. Tipos de planejamentos:
Estratégico
Para este planejamento é necessário haver uma boa intuição e discernimento, pois é projetado em longo prazo e não se têm dados ou informações sobre ele, daí as dificuldades de um planejamento estratégico. Sujeito à incerteza e imprevisibilidade, ele envolve a empresa como um todo, utilizando todos os recursos. O planejamento estratégico não é a soma dos planos tático e operacional, é um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
Operacional
Idalberto Chiavenato vê no planejamento operacional, um tipo de planejamento que se preocupa com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se às operações realizadas no dia-a-dia, focaliza a otimização dos resultados. Os administradores visualizam e determinam ações dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece tarefas e pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo, cuida para que todos executem as tarefas de acordo com o procedimento estabelecido pela empresa, se preocupa com a eficiência, a eficácia é problema remetido para o nível institucional e intermediário da empresa.
O planejamento operacional pode ser aplicado anualmente, mensalmente, semanalmente ou até diariamente, isso dependerá da necessidade que organização sentirá para dar andamento ao seu projeto.
Vale lembrar que essa etapa do planejamento, deve ser acompanhada e