A IMPORTANCIA DA GUA PARA A SA DE
A água tem importância vital para o ser humano.
Constitui a solução fundamental para a vida: oferece o meio no qual ocorrem os processos metabólicos celulares e participa como substrato de várias reações orgânicas; é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo; constitui o meio de transporte de nutrientes para as células e de metabólitos destas para a excreção; participa diretamente da regulação da temperatura corpórea e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.
A ÁGUA NO ORGANISMO
A água se distribui no organismo humano em dois compartimentos, compondo os líquidos intracelular (lic)(água contida nas células) e extracelular(lec) (água contida no plasma, linfa e secreções e ainda a água intercelular, que está ao redor das células). A água no lic provê o meio no qual as reações bioquímicas acontecem , possibilitando a organização metabólica responsável pela vida; sua variação para mais ou para menos afeta a fluidez dessas reações e, portanto, a saúde do indivíduo. A água do lec une as células entre si, com seus sistemas orgânicos e com seu ambiente exterior, suprindo-as de substâncias nutritivas, energéticas, plásticas, vitais, e recolhendo seus resíduos finais metabólicos, conduzindo-os para o exterior. Lubrifica e permite o funcionamento normal das partes móveis do organismo, participa da manutenção do equilíbrio ácido - base do organismo e é fundamental na regulação a temperatura corpórea.
A porcentagem de água que constitui o organismo varia entre os indivíduos e a água total corpórea diminui com a idade. As células metabolicamente ativas dos músculos e vísceras têm a mais alta concentração de água e as do esqueleto, a mais baixa. Assim, crianças e adolescentes tem uma maior porcentagem de água corpórea do que adultos; atletas, maior do que não atletas.
O conteúdo total de água no corpo de um adulto corresponde a 60 - 65 % do peso corpóreo; já as crianças possuem