Processamento de Frutas e Hortaliças
Desde
a colheita até a mesa do consumidor ocorrem perdas de até 40% das frutas e hortaliças produzidas.
Devido ao descuido, a má-conservação e a falta de conhecimento das medidas específicas que poderiam ser tomadas para evitar o estrago.
CONSERVAR SIGNIFICA MANTER, E NÃO MELHORAR, A
QUALIDADE DE UM PRODUTO, PELO MENOS DURANTE
UM PERÍODO DE TEMPO.
CONCEITOS
Colheita: ação deliberada de separação do produto de seu meio de desenvolvimento, com a intenção de utilizá-lo para um determinado propósito Frutas e hortaliças continuam vivas e suas transformações químicas naturais não param de acontecer .
reservas de substrato ou de compostos orgânicos ricos em energia, como açúcares e amido, a fim de respirar e assim produzir a energia necessária para manterem-se vivas. Pós colheita: todos os eventos que acontecem desde a colheita até que o produto seja consumido ou preparado para o consumo.
Alterações na composição em água, açúcares, ácidos, sais minerais
IDEAL PARA O
DESENVOLVIMENTO DE
MICRORGANISMOS
Produtos
climatéricos: são aqueles que, logo após o início da maturação, apresentam rápido aumento na intensidade respiratória, ou seja, as reações relacionadas com o amadurecimento e envelhecimento ocorrem rapidamente e com grande demanda de energia, responsável pela alta taxa respiratória. Ex:
banana, goiaba, manga, mamão, caqui, melancia e tomate.
1
20/10/2014
Perdas de alimentos na cadeia de
Produção (Fonte: Veja, maio 2002)
Produtos
não- climatéricos: são aqueles que necessitam de longo período para completar o processo de amadurecimento, mais lento nesses produtos. A energia fornecida se mantém em constante declínio durante todo processo de envelhecimento.
Ex:
laranja, tangerina, uva, berinjela, pimenta, alface, couve-flor, o pepino, limão e o abacaxi.
Produtos com maior conteúdo de água respiram mais e se conservam menos.
Etapa do