Parte Escrita De Tecnologia
NATALIA NUNES
NORMA MOREIRA
CLEIZIANE LIMA
GRAZIELE LIMA
THAIS CERQUEIRA
IRISLANDE REIS
PROCESSAMENTO MINIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
FEIRA DE SANTANA-BA 2014
LARISSA LIMA
NATALIA NUNES
NORMA MOREIRA
CLEIZIANE LIMA
GRAZIELE LIMA
THAIS CERQUEIRA
IRISLANDE REIS
PROCESSAMENTO MINIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
Trabalho apresentado à Faculdade Anísio Teixeira no curso de NUTRIÇÃO, 3º SEMESTRE apresentado à disciplina TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, solicitado pelo professor Iratan Jorge.
FEIRA DE SANTANA - BA 2014
1. INTRODUÇÃO
Frutas e hortaliças minimamente processados são vegetais que passaram por algum tipo de alteração física, sendo eles limpeza, seleção, descascamento, corte, foram embalados e armazenados mantendo a qualidade do produto semelhante ao estado fresco, como suas características nutritivas e sensoriais, aroma, cor e sabor para serem vendidos já para consumo sem que haja perigos para a saúde do consumidor. A tecnologia proporciona maior vida útil e qualidade dos produtos, gerando novos meios de comercialização, produtos diversificados, crescendo cada vez mais o mercado.
Os produtos minimamente processados a cada dia são mais incrementados no nosso dia a dia pela praticidade em que eles trazem, é cada vez mais comum encontrar em supermercados, quitandas, frutas e hortaliças já higienizadas e embaladas. Os consumidores estão sempre preocupados com a qualidade dos alimentos e em maior com as frutas e hortaliças que são fundamentais na dieta alimentar.
A utilização desses produtos minimamente processados é recente no Brasil, começou a ser incrementada na década de 90 por algumas empresas que foram atraídas pela novidade de mercado. O sucesso desse empreendimento depende, no entanto, de matérias-primas de grande qualidade, manuseadas e processadas com condições de higiene para qualidade e prolongar a sua vida de prateleira do produto. Surge daí a necessidade de boas práticas de cultivo e colheita no ponto certo de