procedimento
A professora Sandra chegou, desejou boa noite e pediu silêncio para pronunciar – se. Explicou novamente, de maneira resumida todos os tópicos de relatório que será elaborado, a partir do filme que assistiremos assim que todos os colegas chegarem. Pediu para que nos organizássemos com nossa respectiva dupla para o início do filme e nos mantivéssemos em silêncio enquanto ajustam o som do vídeo.
O professor Paulo inicia as explicações finais para começarmos o filme, cujo trata-se de uma vídeo aula de um professor ensinando a tocar bateria. Explica que ao longo de 15 minutos, devemos apenas assistir e perceber os comportamentos repetitivos no sujeito que sejam possíveis de contar, relacionados a ansiedade, podendo ser gestual ou verbal. Após este período de observação, vamos definir o que será realmente registrado.
Inicia-se o vídeo de 15 minutos e temos que prestar atenção.
Finalizando a primeira etapa, as luzes são acessas e o professor faz algumas considerações sobre a importância do ato de observar. Começamos a apontar em conjunto os comportamentos pertinentes a ansiedade, e chegamos ao consenso que os observáveis para a contagem no nosso relatório devem ser: mão na perna, língua nos lábios, mão na cabeça, gesticula o dedo indicador, palavra NE. Estes comportamentos serão distribuídos entre as duplas.
Minha dupla escolheu “mão na cabeça”. Definido o comportamento, seguimos para a folha de registro. O professor explica como será anotado o comportamento, sincronizando o anotador e o observador da dupla.
Inicia-se novamente o vídeo, as 21:40 até as 21:55.
O professor informa os dados do vídeo e nome do sujeito para compor o relatório e espana a explicação com a contagem das frequências absolutas de cada comportamento. Cada dupla realiza sua contagem absoluta e posteriormente a frequência acumulada. O professor explica a composição do gráfico (linhas) com as colunas de minutos e de frequência acumulada. Este será o resultado do