RESENHA DOCUMENTÁRIO FLOR BRILHANTE
NUTRIÇÃO
KAROLINE KLEIN
RESENHA CRÍTICA
“FLOR BRILHANTE E AS CICATRIZES DA PEDRA”
“TUPINAMBÁ – O RETORNO DA TERRA”
SÃO LEOPOLDO
2015
“O documentário “Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra” foi realizado por Jade Rainho em outubro e novembro de 2012. Flor Brilhante é a matriarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados-MS, Brasil. Lá, cerceados de seu modo de viver originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões continuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia há mais de 40 anos. ”.
“O documentário “Tupinambá – o retorno da terra”, idealizado e realizado pela antropóloga Daniela Alarcon, conta a história do conflito pela terra no sul da Bahia a partir do ponto de vista dos Tupinambás que habitam a Serra do Padeiro, na zona rural do município de Buerarema. O cacique Babau é um dos líderes dos índios na luta pela demarcação do território reconhecido como indígena por um estudo antropológico da FUNAI. ”.
A cultura indígena é difícil de ser compreendida por pessoas não espirituosas ou com falta de sensibilidade. No mundo em que vivemos hoje, as pessoas estão cada vez mais céticas e gananciosas, esquecendo seus próprios valores. Dentro desta problemática, em que cada um esquece do seu próprio valor, como entender a cultura e as crenças do próximo?!
A crise está acontecendo, o dinheiro está faltando, e para muitos, a única preocupação é ter o que comer no dia seguinte. A verdade é que a modernidade “atropelou” os índios. O tempo está passando e eles estão ficando para trás, pois permanecem em um modo de vida extremamente primitivo. Como disse Leon C. Megginson, baseando-se na teoria da evolução de Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. ”. Esta