Procedimentos
Procedimento 6
Colocou-se 1 ml da solução de iodo em hexano 0,1% p/v em um tubo de ensaio. Em seguida, adicionou-se um pedaço de palha de aço. Agitou-se.
Procedimento 7
Colocou-se 2 ml de água destilada em um tubo de ensaio. Adicionou 3 gotas de solução de fenolftaleína. Adicionou 5 gotas de ácido clorídrico 0,1 mol/L. Agitou-se.
Adicionou-se gota a gota a solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L.
Resultados
Procedimento 6
Ao adicionar um pedaço de palha de aço na solução de iodo, iniciou-se uma reação, formando íons iodeto (I-) e a oxidação do ferro, formando iodeto de ferro II (ou iodeto ferroso), representado pela equação: I2(l) + Fe(s) → FeI2(s)
Após agitar o sistema, a cor violeta do Iodo foi desaparecendo,formando um produto incolor, com precipitado gelatinoso, também incolor.
A mudança de cor observada é devido a redução do Iodo à íons iodeto, que são incolores.
Procedimento 7
Ao adicionar três gotas de fenolftaleína em 2 ml de água destilada, verificou-se a formação de uma substância branca e turva no tubo de ensaio (que é a fenolftaleína).
H2O(l) + C20H14O4(l) → H2O(l) + C20H14O4(gelatinosa)
Ao adicionar 5 gotas de ácido clorídrico 0,1 mol/L, o composto não apresenta nenhuma reação visível ou mudança em sua cor, textura ou estado. Ocorre apenas a dissociação do ácido clorídrico.
H2O(l) + C20H14O4(gelatinosa) + HCl(l) → H2O(l) + C20H14O4(gelatinosa) + H+(aq) + Cl-(aq) Ao inserir NaOH, o conjunto assume uma cor translúcida avermelhada forte, devido à presença de um ácido e de uma base na solução. A presença da base gera uma cor violeta enquanto a presença de um ácido gera uma tonalidade incolor. Essas duas tonalidades combinadas resultam no vermelho forte.
H2O(l) + C20H14O4(gelatinosa) + H+(aq) + Cl-(aq) + NaOH(l) → H2O(l) + C20H14O4(gelatinosa) + H+(aq) + Cl-(aq) + Na +(aq) + OH-(aq).
Introdução
A transformação de substâncias é conhecida como reação química. Sua representação, mostrando os reagentes e produtos, é