Liderança democrática:
ESCOLA HUMANISTICA, COMPORTAMENTO DO LÍDER NO ESTILO DEMOCRÁTICO.
Trabalho apresentado à Disciplina de TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, do 1º período do curso de Processos Gerencias.
Professor Orientador: Daniela Tessele Brum
BETIM
Abril 2013.
INTRODUÇÃO
Em 1927 o conselho Nacional de Pesquisa desenvolveu uma experiências na Fábrica de Hawthorne em Chicago. O objetivo era avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e por alguns motivos se prolongou até 1932.
Após este período e as conclusões feitas por Mayo, abriram-se outras portas para novos estudos dentro da administração, dentre eles sobre conceitos de liderança.
Um dos desafios para os administradores é desenvolver a capacidade de liderança para obter resultados positivos de seus colaboradores. Alguns autores como Chiavenato (1994), e Maximiano (2004), abordam a liderança como capacidade de influenciar as pessoas a realizarem os objetivos de uma organização, um grupo, ou mesmo objetivos individuais.
Esse trabalho aborda um pouco de cada estilo de liderança e o comportamento dos lideres com o intuito de alcançar objetivos desafiadores, abordando principalmente o estilo democrático.
É fato que o assunto é polêmico pois, não há uma maneira concreta de se gerir um grupo de pessoas, mas é importante lembrar que liderança é uma competência a ser trabalhada e exercida. Cabe ao sujeito escolher a forma que lhes tragam o máximo de resultados positivos tanto ao líder quanto aos seus liderados.
É importante que se tenha organização dentro do ambiente de trabalho, para que se desenvolva e concretize as atividades. O líder deve ter sabedoria e um bom domínio para que se tenha o respeito dos subordinados. A motivação é um fator importante que vindo do líder pode despertar aos membros do grupo a busca por inovação pelo desejo de acrescentar ao