Diálise e teste da ninidrina
Aplicar o conhecimento sobre proteínas e aminoácidos, através da ilustração das técnicas de diálise, testes da ninidrina e biureto e precipitação isoelétrica, adquiridos durante as aulas teóricas de bioquímica.
2. Introdução
2.1 Diálise
A diálise é utilizada para separar moléculas grandes e pequenas e depende do fato de uma membrana semi-permeável permitir que as pequenas moléculas passem através dela mas impedir a passagem de grandes moléculas. Na prática, uma mistura de moléculas grandes e pequenas é colocada em um saco de diálise imerso num grande volume de solvente aquoso. As pequenas moléculas passam através da membrana para o fluido externo até que o equilíbrio seja atingido. A taxa de diálise depende de vários fatores:
- qualidade da membrana
- permeabilidade da membrana
- natureza do solvente
- temperatura
- pressão.
Envolve conceitos de difusão e osmose.
A difusão molecular é o movimento das moléculas do fluído. No entando, este transporte ocorre no sentido inverso, de uma solução menos concentrada (hipotônica) para uma solução mais concentrada (hipertônica). Osmose é um tipo de difusão molecular, que envolve o movimento da água entre meios que são separados por uma membrana semi-permeável.
2.2 Testes para determinação de aminoácidos Todos os alfa-aminoácidos possuem em sua estrutura um grupo funcional amino e um ácido carboxílico ligados ao carbono alfa. Através das ligações peptídicas, estes deixam de existir nesta forma para originar a molécula de proteína. O que diferencia os resíduos desses aminoácidos são suas cadeias laterais (R), que resultam em diferentes características físico-químicas. A determinação destes aminoácidos vem sendo usada na pesquisa para se conhecer a composição das proteínas. Há diversas formas de se realizar esta determinação, como por exemplo, cromatografia líquida de alta eficiência hidrofílica (separação e purificação de peptídeos, ácidos nucléicos e outros compostos polares), reação de