Problemas posturais
Alunos: Dandara Cursino
Kelly Abrahão
Mayla Melo
Thales Sabino
Turma: TM-112
Disciplina: Educação Física
Professor: Lello Dantas
Data: 20 de Dezembro de 2012
Introdução:
A coluna vertebral - Estrutura e funções.
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos irregulares, as vértebras, separados entre si por discos fibrocartilaginosos (discos intervertebrais). É composta por um total de 33 vértebras, algumas delas fundidas, e estende-se da base do crânio à pelve. Sua função é proteger a medula espinal e sustentar o crânio, permitindo sua movimentação. As vértebras são dividas em quatro curvaturas e, em ordem, são elas: cervical, torácica, lombar e sacral. Duas destas, a torácica e a sacral, estão presentes no humano recém-nascido, mas a cervical e a lombar surgem a partir do desenvolvimento infantil, respectivamente, quando a criança começa a firmar a cabeça e aprende a sentar, e quando começa a andar.
As principais funções destas curvaturas são manter o equilíbrio na parte superior do corpo e possibilitar o bipedismo, ou seja, caminhar de forma ereta. Para que essa estrutura funcione de maneira adequada, é necessário que uma boa postura seja mantida.
Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas.
São elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar).
Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
A Anatomia da Boa Postura
Ter uma boa postura é assumir uma posição que minimize o esforço muscular e proteja as estruturas vertebrais de possíveis traumas. Existem dois extremos na má