desvio postural
Ana Caroline Sousa Medeiros carolsousa-acsm@hotmail.com Ramon de Paula da Silva Fróis ramondepaula1929@hotmail.com Tatiane Cristina Nascimento Ribeiro tatianecristina@hotmail.com Alunos do CEDF/UEPA José Robertto Zaffalon Junior
Professor do CEDF/UEPA jrzaffalon@hotmail.com Resumo
O objetivo da pesquisa desvios posturais dos alunos do 3° ano do ensino médio do centro educacional gildete dutra foi fazer uma análise descritiva das alterações posturais da coluna vertebral, pés, joelhos e ombros, já que os hábitos de utilizar mochilas sobrecarregadas e permanecerem na posição sentada durante a aula a maior parte do tempo, em alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Gildete Dutra. Para alcançar o objetivo foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas por meio de uma pesquisa de campo.
Palavras-chave: Desvio Postural. Educação postural. Contexto escolar.
INTRODUÇÃO
Alterações posturais na população mundial vêm crescendo ao longo dos tempos, ainda mais quando nos submetemos a viver a esse estilo de vida nos dias de hoje, e nos escolares. Além disso, no contexto escolar, que os estudantes ficam por muito tempo em posições inadequadas, em decorrência disso ficam sujeitos a desenvolverem padrões posturais não saudáveis. Levando em consideração os aspectos biomecânicos, o fato de ocorrerem dores nas costas pode estar associada às posturas assumidas por crianças e adolescentes em sala de aula, agravadas por serem realizadas de forma contínua e por longos períodos e durante uma idade em que as estruturas corporais estão em plena formação. No nosso trabalho foi utilizado um questionário, dentro da pesquisa de natureza campo, na qual iremos discorrer sobre problemas posturais onde os principais problemas que serão abordados como os mais comuns entre os alunos (hiperlordose, hipercifose e escoliose).
1 REFERENCIAL TEÓRICO
1.1