Problemas posturais
Uma boa postura se assume quando se utiliza menor quantidade de esforço muscular e se protege as estruturas do corpo. Manter postura incorreta por tempo prolongado, pode provocar alterações posturais como enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Podemos observar de que forma praticamos pequenas coisas diariamente e assim, percebermos que a devida atenção e pequenos cuidados podem melhorar nossa qualidade de vida, trazendo bem estar e minimizando possíveis problemas posturais.
Devemos prestar atenção em questões posturais como: altura dos ombros, que devem estar alinhados; joelhos, que devem dobrar da mesma forma e ser similares; pés, que são os principais órgãos de sustentação e equilíbrio do nosso corpo; coluna, que deve estar sempre alinhada.
Os ossos da coluna vertebral funcionam como um tronco de árvore, quem lhe dá movimento são os músculos e tendões. Qualquer alteração pode acarretar em desequilíbrio postural grave (acentuação de curvaturas). Os discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos são responsáveis pela maior parte das disfunções que causam dor nas costas. Tais como:
Lordose
É o aumento anormal da curva lombar. A dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo. A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.
Cifose
O aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil ta mbém ocasionam esse tipo de deformidade.
Escoliose
É a curvatura lateral da coluna vertebral onde a curvatura na escoliose depende da idade em que ela inicia e do tamanho do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência idade onde o