Problema social vs problema sociológico
Define-se problema social como aquele que tem sua origem em factores sociais e tem consequências também sociais.
No presente trabalho, iremos tratar da violência doméstica, sob ponto de vista social. Trazendo, inicialmente, sua definição e os tipos, em seguida iremos responder de forma breve algumas questões que nos permitirão conhecer as condições sociais da constituição deste problema. As perguntas apresentar-se-ao em forma de subtítulos, e por fim traremos uma reflexão do problema a luz do texto de José Rodrigues dos Santos.
Na segunda parte, traremos um problema sociológico, estudado pelo autor Émile Durkheim, “O suicídio”, explicando como e porque este constitui um problema sociológico.
PARTE I
VIOLÊNCIA DOMESTICA COMO PROBLEMA SOCIAL
1.0 Definição de Violência domestica
Designa-se por “violência doméstica” todo o tipo de agressões que existem no seio de uma relação familiar. A violência doméstica compreende todas as formas de abuso, temporário ou permanente, que incluem comportamentos de uma das partes que, por omissão ou acção, provocam danos físicos e/ou psicológicos à outra parte.
1.1 Tipos de violência domestica
Existem diferentes tipos de violência doméstica: a violência física inclui qualquer forma de contacto que magoe a vítima, indo desde a bofetada, o murro ou o pontapé até aos espancamentos ou agressões com objectos e armas; a violência psicológica quando o agressor tenta levar a vítima ao desequilíbrio mental, inclusive pela minimização de sentimentos e culpabilização, bem como pelo isolamento da família e amigos, muitas vezes são afirmações que pretendem minar a autoconfiança da vítima, e vão desde os insultos às humilhações em família e em público, às injúrias, intimidações ou mesmo chantagem (servindo-se muitas vezes dos próprios filhos); a violência financeira traduz-se no facto de as vítimas serem economicamente dependentes dos agressores, que utilizam esse factor como forma de