curva e demanda
a) Deslocamentos na curva de demanda - quando o preço varia e a quantidade varia também, o deslocamento é em cima da curva de demanda, ou seja, a demanda como um todo, não se altera e sim o ponto, como no exemplo gráfico abaixo; nesse caso o preço P e a quantidade Q variam e caso, são variáveis ENDÓGENAS, que podem mudar dentro do modelo. O modelo aqui é P x Q, ou seja, preços no eixo vertical e as quantidades no eixo horizontal.
b) Deslocamentos da curva de demanda – quando um fato externo, portanto um dado EXÓGENO, afetar a demanda como um todo, fazendo com que a demanda toda se desloque; esses deslocamentos podem ser para a direita, q ; p p
,
fazendo a demanda toda aumentar, se expandir e pode ser para a esquerda, fazendo a demanda toda diminuir, ou seja, fazendo a demanda se retrair, conforme mostram as duas figuras abaixo:
1
1 Fatores que deslocam a Demanda
1.1 MUDANÇA NA RENDA DOS CONSUMIDORES ( Y )
BENS NORMAIS – são aqueles cujo consumo aumenta à medida que a renda do consumidor aumenta.
AUMENTO DA RENDA
DIMINUIÇÃO DA RENDA
2
RENDA AUMENTA
BENS INFERIORES - são bens cuja demanda diminui quando a renda do consumidor aumenta e q p aumenta quando o consumidor fica mais pobre.
Exemplo: carne de segunda, pneu recauchutado
RENDA DIMINUI
1.2 MUDANÇAS NOS PREÇOS DE OUTROS BENS (Pz)
Um bem Z pode ter as seguintes relações com o bem X:
Z é um bem de consumo independente de X
Z é substituto de X
Z é complementar de X
Se Z e X são independentes, o preço de Z nada tem a ver com a demanda de X.
Exemplo: arroz e automóveis
3
Quando Z e X são substitutos ou complementares, modificações no preço de um ocasionam mudanças na demanda do outro.
Se X e Z são substitutos => aumento no preço de Z tornará seu consumo menos atrativo que o do bem X => deverá expandir sua demanda, como mostra a figura abaixo:
)
a) BENS SUBSTITUTOS – o consumo de um deles