Curva de demanda e oferta
ECONOMIA II
RODRIGO AGOSTINHO PINTO
RA 120004807
CAMPINAS
2014
Curva de demanda e oferta
A Curva da Demanda corresponde à valorização que os consumidores fazem do bem. A curva da demanda representa por isso o acréscimo de valor máximo que o consumidor está disposto a pagar para obter mais uma unidade do bem.
Normalmente a curva é decrescente uma vez que há medida que mais unidades do bem são disponibilizadas, menor a nossa valorização até ao ponto em que não necessitamos de mais unidades do bem. Nesse ponto (em que o acréscimo de valor é 0), a procura intersecta com o eixo do X, que representa as quantidades. Indicando por isso a quantidade máxima que o consumidor está disposto a adquirir quando o preço é igual a zero.
Parte-se também do princípio que o consumidor é tomador de preço. A sua decisão de comprar mais ou menos unidades não vai influenciar o preço do mercado
P=preço
Q=quantidade de demanda
Área azul=ponto de equilíbrio, despesa do consumidor.
A imagem de cima representa uma curva da demanda. É senso comum (e a curva mostra precisamente isso) que se subirmos o preço a quantidade procurada diminui, e se baixarmos o preço a quantidade procurada aumenta. O ponto de equilíbrio será determinado a partir da intersecção com a curva da Oferta.
Determinantes da Demanda
São determinantes da procura os seguintes fatores:
Bens substituíveis
Bens complementares
Rendimento
Moda (alteração nas preferências do consumidor)
Expectativas.
Se o preço de um bem substituto (bem com características semelhantes: ex: laranja e tangerina) baixar, os consumidores comprarão mais esse bem e diminuirão a compra do bem inicial.
Se o preço de um bem complementar (bem que complementa o nosso: carro e a gasolina) baixar, os consumidores irão comprar mais de ambos os bens, uma vez que só se encontra utilidade com os dois bens e não apenas com