Curva de Oferta e da demanda
Tas cita exemplo dos diversos “impostos” brasileiros, mas que na verdade são tributos. Imposto é apenas uma das cinco espécies de tributos, composto ainda por taxas,contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições sociais.
Outro caso muito comum é economizar, poupar e investir. De uma forma bem simples, economizar é fazer um esforço para sobrar algum dinheiro no final do mês, poupar é não gastá-lo e investir é pegar esse dinheiro poupado e aplicá-lo financeiramente.
Por existir confusão entre esses termos, muita gente pensa que poupança é investimento. E não é! O objetivo desta citação é justamente explicar a diferença entre poupança e investimento e mostrar a importância de cada uma dessas entidades.
Poupança, redução de despesas e contenção de gastos
Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los no futuro, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares. Reduzir despesas pode significar desde simples cuidados para evitar o desperdício até o esforço, por vezes árduo, no sentido de conter gastos.
Além disso, poupar exige a avaliação objetiva das despesas, a fixação de metas e, principalmente, muita persistência, a fim de manter-se economizando pelo tempo necessário até que sejam alcançados os objetivos que motivaram a poupança.
Investir é diferente de poupar!
Investir é empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração ou correção. O investimento é tão importante quanto a poupança, pois todo o esforço de cortar gastos pode ser desperdiçado quando mal investido.
Ainda que a maioria das