Ideologia e Alienação
Introdução:
Há vários sentidos para a palavra ideologia. Em sentido amplo, é o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Quando perguntamos qual é a ideologia de determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, ao corpo sistemático das ideias e ao posicionamento interpretativo de certos fatos. É nesse sentido que falamos em ideologia liberal ou ideologia marxista. Já a alienação possui vários significados, contudo o mais comum é a ausência de bens: materiais ou espirituais. Na Idade Média a religião alienava as pessoas com uma doutrina rígida no qual quem detinha um pensamento diferente o da igreja era amaldiçoado a ficar eternamente no inferno. Com o avanço da técnica e do cientificismo, a humanidade alienou-se a indústria, cuja classe do proletariado foi manipulada a ficar horas em serviço e com pouco tempo de lazer para garantir o bem-estar de seus patrões. Posteriormente, com a tecnologia da mídia ficou mais fácil para a classe dominante alienar a “massa”, utilizando agora do rádio, da televisão e do cinema para produzir entretenimento e conduzir o povo aconstruir os desejos dos dominantes.
O tripé do pensamento sociológico é: Émile Durkheim, que estabeleceu o método sociológico, sendo sua teoria baseada nos fatos sociais (coercitivos, individuais e coletivos). Para ele, a sociedade funciona como um corpo, cada parte (instituição ou grupo social) desempenha funções específicas, interagindo entre si para a organização do todo. Max Weber acreditava que o homem é dotado de vontade e liberdade para assumir uma posição consciente e autônoma diante do mundo. Seu método sociológico é o “compreensivo”, onde é preciso entender as intenções e motivações humanas (individuais) nas diversas ações sociais.
Por último e que é o foco desse artigo, Karl Marx. Junto com Friedrick Engels fazem uma análise profunda da sociedade, através das observações feitas