privatizacao em mocambique
Em física, alavancagem é o emprego de uma alavanca para mover ou levantar um objecto ou volume pesado, empregando-se força bastante reduzida. Conforme seja a posição do ponto de apoio em relação ao objecto a ser movido, emprega-se mais ou menos força na ponta da alavanca. Daí o verbo "alavancar" significar "mover ou levantar algo, com o auxílio de alavanca". De forma figurativa, tem o significado de elevar a uma posição de destaque; promover e estimular um negócio; obter fundos para custear um projecto com recursos externos à empresa.
Por sua vez, o substantivo "alavancagem", dele derivado, diz respeito ao ato ou efeito de alavancar.
No mundo dos negócios, alavancagem é o método que utiliza recursos de terceiros com o fim de aumentar a taxa de lucros sobre o capital próprio. Portanto, o estudo da alavancagem financeira ou operacional procura evidenciar a importância relativa dos recursos de terceiros, na estrutura de capital de uma empresa. Para isso analisa-se a taxa de retorno do capital próprio, considerando-se os custos de remuneração dos capitais de terceiros, usados para alavancar as operações da sociedade. Portanto, alavancagem é a capacidade que uma empresa possui para utilizar activos ou recursos externos, tomados a um custo fixo, visando maximizar o lucro de seus sócios.
Alterações nos ingressos proveniente a vendas, relacionadas a existência de custos fixos provocam mudanças significativas no cenário actual das empresas. Um declínio no facturamento poderá causar um decréscimo muito maior no lucro. Inversamente, o aumento nas vendas em proporções superiores ao crescimento dos custos fixos beneficiará consideravelmente os resultados.
Esses efeitos mais do que proporcionais assemelham-se aquilo que se obtêm com o emprego de uma alavanca no deslocamento de um objecto.
Nessa pesquisa mostraremos como os resultados são afectados pelas alavancagens operacionais e financeiras e pelo efeito combinado de ambas.
2. OBJECTIVOS
Objectivo