DIREITO
1:
Nos dias de hoje seria quase impossível imaginar como eram a vida das pessoas antes do liberalismo. Não tínhamos democracia, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião ou mesmo o livre comercio. Essa filosofia política que de início no século XX teve uma grande influência no nosso desenvolvimento econômico e cultural. Para o lado econômico podemos dizer que as nações cresceram muito com o livre comercio e consequentemente o comercio influencia a cultura.
Desse modo surge a globalização que nada mais é do que anos de influência de outras culturas, produtos de outras culturas. O comercio cresceu tanto entre o século XX para o século XXI que ficou evidente o choque ambiental decorrente a globalização. Industrias, fabricas, e grandes empresas foram espalhadas pelo mundo e até hoje não param de crescer.
Se não fosse pelo liberalismo, essa filosofia, esse incentivo comercial. O mundo que conhecemos hoje talvez fosse muito atrasado, porém não teríamos misturado tanto nossas culturas e talvez não seriamos consumidores compulsivos que somos.
2-
Marina silva: Neoliberalismo - As propostas da Marina reivindicam assim os supostos centrais do neoliberalismo: centralidade do mercado, prioridade dos ajustes fiscais, aliança subordinada com os EUA no plano internacional.
Programa de governo: Independência do Banco Central, baixar o perfil do pré-sal e baixar o perfil do Mercosul, estabelecendo acordos bilaterais. Aécio Neves: liberalismo – as suas ideias democratas apontam para o liberalismo.
Programa de governo: não divulgado, o PSDB não tem programa de governo até o momento.
Dilma Rousseff: Populismo – O PT usa e abusa da retórica da luta de classes, do ataque às “elites” e tudo mais. Manipula a necessidade das pessoas; “serve comida aonde a fome” no intuído de conquistar a massa carente.
Programa de governo: Dilma promete uma reforma política.