Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
SANTA BÁRBARA D’ OESTE
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Professor:
Santa Bárbara d’ Oeste
2014
ATPS DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Ergonomia é o estudo da musculatura quanto a sua repetição em atividades de uso muscular. Derivada da palavra em latim “ergon” busca encontrar equilíbrio entre os seres humanos e outros sistemas de múltiplas funcionalidades, evitando a fadiga e o comprometimento dos órgãos e músculos.
O corpo humano possui dois tipos de musculatura, a lisa e a estriada. A musculatura lisa pertence ao sistema nervoso neurovegetativo e tem seu “trabalho” autônomo, ela age sem ter estímulos independentes da vontade do emissor. Existem duas vias no corpo humano, a via aferente que leva as informações para o cérebro tomar as decisões e a via eferente é o caminho inverso, ou seja, ela traz as informações que o cérebro processa.
Para seu perfeito funcionamento não só o corpo humano como tudo o que compõe o universo possui energia, e necessita de energia. O corpo humano necessita de energia que é obtida dos alimentos ingeridos, por esse motivo existe uma grande preocupação com a alimentação. As plantas necessitam aos nutrientes do solo e de proporcional importância, necessita também da energia solar para poder realizar a fotossíntese.
Doenças típicas ocupacionais são causadas quando o “funcionário” está trabalhando em uma empresa, onde ele terá todo amparo, pela tal como: Seguro de vida, convenio médico, afastamento, etc.
Doenças profissionais são dadas as pessoas autônomas, onde todo e qualquer responsável pela sua recuperação é ele próprio se responsabilizando por todas as consequências, oriundas, da própria situação.
Acidente de trabalho é todo ato ou, fato não premeditado que interfere em uma atividade normal de trabalho ou não, causando danos pessoais ou materiais.
Já os atentados terroristas são todo ato ou fato premeditado com a