Introdução a Panificação
Qual terá sido a pátria originária do trigo silvestre, antes ainda de ele
renunciar à sua ligação com o vento e de selar um pacto com a mão do homem?
Porque o trigo se tornou o rei dos cereais usados para fazer pães e ainda hoje continua assim?
Quem inventou o pão?
O pão está ligado aos eventos da humanidade há cerca de 6.000 anos e conhecer sua história é conhecer também os povos antigos, que edificaram sua economia, religião e política em torno deste alimento.
O pão e o homem pré-histórico
Desde os primórdios da humanidade, os grãos têm sido muito importantes para a alimentação humana. Caçadores mastigavam grãos encontrados na natureza, como o trigo, a cevada, o arroz ou milho. Estes grãos faziam parte da dieta básica de nossos ancestrais, mas eram sem sabor e rústicos. O homem da idade da pedra descobriu a agricultura contra a sua vontade. Para garantir o aprovisionamento de sementes doces, colhidas de plantas herbáceas - sementes com as quais amaciava o gosto ocre da carne dos animais que lhe serviam de alimento -, tratou de arranjar um lugar seco dentro da sua caverna. O chão, contudo, ficou úmido e as sementes começaram a germinar. Desagradou seu paladar e o homem jogou-as fora, queixando-se amargurado da sua pouca sorte por viver neste mundo inóspito. Indescritível terá sido, contudo, o seu espanto quando oito meses mais tarde, viu reaparecerem essas sementes.
O Pão no Brasil
O trigo chegou à América na época dos descobrimentos, quando Colombo trouxe algumas sementes da Europa, em 1943. Hernando Cortês introduziu o cereal no México em 1519. De lá, alguns missionários o levaram para os atuais estados norte-americanos do Arizona e Califórnia. O trigo foi plantado em Garanhuns (Pernambuco), Teixeira (Paraíba), Meruoca (Ceará) chegando até a Ilha de Marajó (Pará). Mais tarde desenvolveu-se também em Minas Gerais e Goiás. Em