Privacidade digital
INTRODUÇÃO 2
PRIVACIDADE 3
Direito a privacidade 4
Lei da Privacidade 5
CRIPTOGRAFIA DE DADOS 6
Formas de Criptografia de dados 6
SISTEMA CARNIVORE E OUTRAS TECNOLOGIAS DE VIGILANCIA AVANÇADAS 7
Funcionamento 7
Reações Publicas ao Sistema Carnivore 8
Bibliografia 9
INTRODUÇÃO
A revolução da tecnologia da informação modificou a realidade social, penetrando em todas as esferas da atividade humana gerando novas relações a serem reguladas pelo sistema jurídico. A falta de leis consolidadas com relação a privacidade digital exige que cada indivíduo esteja preparado para enfrentar as novas situações e a invasão de privacidade decorrentes dessa nova visão sobre a privacidade ocasionadas com o surgimento de novas tecnologias informacionais.
O surgimento das redes sociais e sites de compartilhamento aumentaram os riscos de um indivíduo ter a privacidade violada na sociedade atual, principalmente pela divulgação direta e indireta de dados pessoais. A partir dessas redes sociais e de sites de compartilhamento, as empresas buscam informação sobre os usuários e oferecem produtos e serviços de acordo as preferências deduzidas através das informações colhidas. O trabalho foca-se em abordar tais aspectos e suas consequencias.
PRIVACIDADE
A privacidade é a habilidade que permite ao individuo controlar a exposição e a disponibilidade de informações pessoas. Por vezes até de um conhecido ou até mesmo de um desconhecido. Este acto pode suceder-se na internet, através dos sites de compartilhamento e redes sociais. A atual arquitetura da internet permite o desenvolvimento de novas tecnologias de controle de informações, alterando a forma de como cada pessoa pode gerir a sua privacidade.
A privacidade atua em diversas areas, a saber:
Filosoficamente: As pessoas na sociedade são consideradas como sendo muito importantes, para seu próprio bem, A dignidade humana, integridade, autonomia individual e autodeterminação sustentam a noção e o significado dos direitos