TRABALHO 2 ESTAGIO
CURSO: DIREITO
PRIVACIDADE NA ERA DIGITAL: LIMITES LEGAIS
João Pessoa,
Maio de 2015.
Tayanne Roberto Oliveira
PRIVACIDADE NA ERA DIGITAL: LIMITES LEGAIS
Trabalho referente à nota complementar para a avaliação do 2ª estágio da disciplina de Direito da Informática, ministrada pelo Prof. Carlos Alberto Braz de Melo.
Turma 3N
João Pessoa,
Maio de 2015.
Introdução
Com a inclusão e incorporação da internet em todo o mundo e com ela, inúmeros benefícios foram trazidos à sociedade, como a facilidade de comunicação, o acesso e compartilhamento de informações. Estamos em um momento de transição em que as relações humanas se tornam cada vez mais interativas através dos dispositivos móveis de comunicação, porém, estamos nos tornando cada vez mais vulneráveis aos ataques a nossa esfera de privacidade. Como sabemos em consequência disso as novas tecnologias propiciam diferentes tipos de escândalo gerando danos exponenciais.
Se lançarmos um olhar sobre esta transição veremos que um dos grandes desafios será o de preservar a reputação e a privacidade diante de um ambiente de interconexão provocado pela revolução tecnológica que cria uma esfera pública nova desafiando a credibilidade por parte de pessoas físicas e jurídicas neste novo ambiente social.
Com isso, a privacidade na era digital é algo questionável. Difícil saber até que pondo devo exigir na Web ou rede de comunicação livre digital, que meus dados pessoais ou profissionais não sejam expostos. Duvidoso também como garantir a confidencialidade dos dados e das informações na rede planetária de comunicação se existem várias informações disponíveis ao publico.
Não há duvidas de que estamos diante da necessidade de aprendermos uma nova etiqueta de comportamento social através do mundo eletrônico, demandando um aprendizado para que estejamos preparados para críticas e execrações digitais que nem sempre poderão ser controladas pela vítima, mas que