TRABALHO ESTAGIO 2
2.4.1 Conceitos básicos
A administração financeira está ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises. A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
2.4.2 Fluxo de caixa
PRODUTO QUANTIDADE
Ético
25.000
Similar
40.000
Genérico
20.000
Perfumaria
18.000
2.4.3 Capital de Giro
A administração do capital de giro é fundamental para a continuidade operacional da empresa, a administração dos recursos de curto prazo constituídos pelos ativos identificados pelas aplicações correntes, disponibilidades, valores a receber e estoque e recursos devidos a terceiros. Portanto, é o que sustenta as operações do dia-a-dia da empresa e representa à parcela do investimento que circula de uma forma a outra, durante a condução normal dos negócios. 2.4.4 Administração das contas a receber e pagar
CUSTOS FIXOS EM RELAÇÃO ÀS VENDAS
Custos dos produtos vendidos: Representa certa de 75,19% do preço da venda, seja qual for o valor da venda.
Custos legais: É o ICMS cuja alíquota é igual a 17% sobre o valor total das vendas. Que representa 5,1% dos 30% do lucro bruto.
Custos diversos: despesas com embalagens, materiais de escritório, materiais de limpeza e outros.
CUSTOS VARIAVEIS EM RELAÇÃO ÀS VENDAS
Custo com o pessoal: inclui encargos sociais, 13º salário, férias, FGTS, etc.
Custo com a unidade de venda: são as manutenções e outros gastos.
2.4.5 Orçamento empresarial (em caso de construção). a) Montar Planilha