Tuberculose2

3494 palavras 14 páginas
TUBERCULOSE

PORTO VELHO – RO

2014.2
Aniele Jesus
Suyane da Costa
Mirian Carvalho

TUBERCULOSE

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial, avaliativo da Disciplina de Atenção primária, ministrada pelo Profº Enfª. Especialista Neuzeli Mariano Novaes.

PORTO VELHO – RO

2014.2
1. RESUMO

A Tuberculose é uma doença causada por um bacilo de crescimento lento, aeróbio estrito, álcool-ácido resistente (BAAR), de transmissibilidade aerógena. Há mais de três mil anos essa bactéria acomete de maneira crescente a população mundial. Na década de 1990, a TB foi considerada como problema de saúde de emergência global pela OMS, tendo em vista o aumento da incidência e da mortalidade por uma doença tratável e curável. (BARROSO, WANIR JOSE)
Palavra-chave: TUBERCULOSE, TRATAMENTO, PROFILAXIA.

1. ABSTRACT
Tuberculosis is a disease caused by a bacillus of slow growth, strict aerobic, acid-resistant (AFB), the airborne transmissibility. There are more than three thousand years this bacterium affects the way a growing world population. In the 1990s, TB was considered as a health problem of global emergency by OMS in view of the increased incidence and mortality from a treatable and curable disease. (BARROSO, JOSE WANIR)
Keyword: TUBERCULOSIS, TREATMENT, PROPHYLAXIS

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Demonstrar e motivar discussão e questionamentos sobre a tuberculose

Objetivos Específicos

Discutir fatores de risco de infecção, adoecimento, progressão da doença e morte.
Demonstrar formas de prevenção, diagnósticos e tratamento

JUSTIFICATIVA

Justifica-se o desenvolvimento do presente tema sabendo que a tuberculose é uma patologia que atinge cerca de 1/3 da população mundial, ou seja, cerca de 1,7 bilhões de indivíduos, sendo que 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer desta doença nos próximos 10 anos e no Brasil a incidência chega a 45 milhões de pessoas, levando a óbito cerca de seis milhões de brasileiros a

Relacionados

  • Tuberculos
    3320 palavras | 14 páginas
  • Uso abusivo de medicamentos em crianças.
    12024 palavras | 49 páginas
  • Repensando o estado para o desenvolvimento
    17452 palavras | 70 páginas