UNIVERSIDADE PAULISTA
APS
OBESIDADE
Curso: Enfermagem
Turma: 2° Período
Professora: Aline
Alunos: Carolina Dias
Érica Assunção
Hellen Cristhina
Jullyana Simões
Kattiucya Bernado
Larissa Gomes
Natacha Araújo
Pedro Victor
Thayene Funamura
CONCEITO
Obesidade é definida como um acúmulo excessivo do tecido adiposo no corpo ao ponto de poder ter impacto negativo à saúde, o que leva a redução da esperança de vida e aumento dos problemas de saúde.
COMO SE DESENVOLVE OU SE
ADQUIRE?
Nas diversas etapas do desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e o seu ambiente individual e familiar.
A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais.
O ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta.
FATORES DE RISCO
Alimentação desequilibrada
Sedentarismo
Fumo
Álcool
TIPOS DE OBESIDADE
Obesidade genética
Neste caso, o indivíduo já nasce com o metabolismo totalmente descontrolado e lento em função das características de seus genes herdados dos pais.
Obesidade comportamental
Os péssimos hábitos adquiridos ao longo da vida é que acabam levando a um estado de obesidade. Trata-se de pessoas que não praticam atividades físicas regulares e sempre fazem suas refeições de modo acelerado e sem mastigar corretamente a comida.
Obesidade psicológica
Quando o estado emocional não vai bem, a tendência é desenvolver uma alimentação exagerada.
Obesidade nutricional
Decorrente de uma péssima dieta alimentar, frágil na ingestão dos nutrientes essenciais ao bom e pleno funcionamento do organismo.
SINTOMAS
Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo as