Princípios da administração pública
FACCAMP
Gledson Douglas Siqueira Cavalcante
FILOSOFIA DO DIREITO EM IMANNUEL KANT
FACCAMP
2011
FILOSOFIA DO DIREITO EM IMANNUEL KANT
Gledson Douglas Siqueira Cavalcante - 10419
FACCAMP
2011
Trabalho acerca do filósofo Immanuel Kant sobre sua contribuição a filosofia do direito, apresentado a disciplina de Filosofia do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista.
Orientador: Samuel
FACCAMP
2011
“o céu estrelado por sobre mim e a lei moral dentro de mim”
Immanuel Kant.
SUMÁRIO
1.Biografia
2.Introdução
3.Contribuição para o direito
4.Conclusão
5.Bibliografia
FACCAMP
2011
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho busca discorrer sobre a obra do filósofo Immanuel Kant, e sobre sua contribuição para o direito.
A filosofia do direito é o campo mais sensível de todo o arcabouço do conhecimento jurídico. Isto porque, como pensamento mais abstrato, mais geral e mais arquetípico, ela sofre as injunções das mudanças da realidade empírica e concreta dos variados ramos do direito mas, mais ainda, ela é o eixo de confrontação do direito com a totalidade da realidade social. Posta nesta fronteira entre o direito e o todo social, a filosofia do direito é a forma de reflexão que explica, legitima e conserva certos limites dessa fronteira, mas, ao mesmo tempo, deveria ser a disciplina teórica que fizesse a ação contrária: ao invés de guardar a memória e as razões dos limites definidos e esperados da interação direito-sociedade, poderia ser a responsável pela transformação dos padrões de pensamento jurídico e social.
Logo se percebe que há um uso conservador e institucional da filosofia do direito que busca apenas, canonicamente, estabelecer os preceitos gerais de uma ciência jurídica que se quererá meramente dedutiva. Neste sentido, a filosofia do direito se presta a ser uma ferramenta teórica positivista que dá os marcos que reforçarão o positivismo prático. Quando se encontram