Princípios Constitucionais
Administração Pública a busca pelo atendimento de interesses públicos em detrimento de específicos e a relevância da Constituição Nacional. A administração militar, por sua vez, visa atender aos interesses de Defesa Nacional, em tempos de paz e de guerra, pelas atividades finalísticas e subsidiárias.
O grande desafio da Administração Pública e de que suas instituições são constituídas e gerenciadas para produção e distribuição de bens e serviços públicos, observando critérios de isonomia, respondendo às distintas demandas sociais. Organizações públicas devem visar a transparência, engajamento, participação social e responsabilidade compartilhada. Ser agente de inclusão e de construção de processo integrado de cidadania coletiva é o desafio dos agentes públicos, nas mais distintas áreas de atuação e, no caso das organizações militares esta dimensão está expressa em seus valores corporativos. Portanto, deve ser condicionante e orientativa no desenvolvimento do conjunto de suas atividades finalísticas e intermediárias.
A distinção entre organizações publicas e as privadas está no fato de que foram criadas para assegurar a implementação uniforme e sem vieses da lei, ao invés da visão predominante de eficiência, flexibilidade e proximidade com a clientela. Os dois ambientes apresentam diferenças na busca por flexibilidade, provimento do bem-estar da sociedade e atendimento dos aspectos negligenciados por cada um dos setores. Logo, visam o alcance de resultados com o melhor uso de