Princípio de Avogadro
INTRODUÇÃO
Ao procurar uma interpretação coerente para explicar os resultados de ensaios efetuados sobre as proporções de combinação do oxigênio e hidrogênio, o físico italiano Amadeo Avogadro, formulou, em 1811, uma hipótese que é hoje conhecida como Princípio de Avogadro ou Lei de Avogadro. Segundo esta lei volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de partículas. Em física teórica, a Lei de Avogadro é um conjunto de leis matemáticas que trata da quantidade de matéria em gases a diferentes temperaturas. Sendo os gases extremamente expansíveis, suas moléculas ocupam todo o espaço disponível no recipiente que os contém. Assim, o volume do gás corresponde à capacidade do recipiente.
A hipótese de Avogadro seria uma forma de expressar essa lei de conservação:
“
Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de partícula.
”
Podemos também dizer que o volume ocupado por uma amostra de gás à pressão e temperatura constantes é diretamente proporcional ao número de mols de moléculas presente.
Pensadores históricos: Amadeo Avogadro
(1776 – 1856)
A Constante de Avogadro
A Constante de Avogadro, ou Número de Avogadro, é uma constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, eletrons, ou grupos específicos de outras partículas).
Amadeo Avogadro, baseado na sua hipótese sobre o número de moléculas de uma amostra gasosa, conseguiu explicar por que os gases se combinam em volumes que mantêm proporções simples entre si. Apesar de se saber que isso era verdade, não se tinha idéia exata de quanto seria o número de moléculas existentes em uma determinada massa gasosa. Esse número de moléculas passou a ser chamado de número de Avogadro (N0). No início do século XX, o professor de físico-química da Universidade de Paris, Jean Baptiste Perrin, realizou vários