Estudo Dos Gases
GASES
Professora: Jussara Tainá
Burger
Disciplina: Física
BALÕES
Observe a fotografia e explique como os balões são inflados.
BALÕES
Identifique a força responsável pelo movimento ascendente dos balões depois que o ar dentro deles é aquecido.
BALÕES
Use seus conhecimentos sobre fluidos e explique por que os balões como mostrados na fotografia sobem apenas se o ar em seu interior for aquecido. O QUE É UM
GÁS?
Toda substância tem uma temperatura limite, chamada de temperatura crítica, acima da qual o vapor da substância não pode ser liquefeito, por maior que seja a pressão aplicada a ele.
Chama-se de gás o vapor de uma substância cuja temperatura esteja acima da temperatura crítica. DIFERENÇA ENTRE GÁS E
VAPOR
Vapor é a substância na fase gasosa a uma temperatura igual ou inferior à temperatura crítica. O vapor pode ser condensado, ou seja, transformado em líquido; ou cristalizado, transformado em sólido, por aumento de pressão, mantida constante a temperatura.
Gás é a substância na fase gasosa a uma temperatura superior à temperatura crítica.
Mantida constante a temperatura, o gás não pode ser condensado por aumento de pressão.
O QUE É UM
GÁS?
Diferentemente dos líquidos e dos sólidos, a distância entre suas partículas torna os gases altamente compressíveis. Visto que a distância média entre as partículas de um gás é muito maior que o tamanho delas.
GÁS IDEAL
O gás ideal: um gás ideal apresenta as seguintes características: - É composto de partículas puntiformes, ou seja, de tamanho desprezível; dessa maneira, elas não podem realizar movimento de rotação.
- A força de interação elétrica entre as partículas devem ser nulas, ou seja, elas devem estar bem afastadas para que não haja força elétrica.
- Há ocorrência de interação apenas durante as colisões, que são perfeitamente elásticas; e após esta colisão entre duas partículas, não há perda de energia na forma de calor. - Então, para que o gás possa ser dito ideal, deve ter pressão baixa (as