Movimentos Sociais
Os Movimentos Populares Sindicais e Organizações Não Governamentais (ONG), são movimentos que determinam os movimentos sociais. Tendo como princípio mudanças sociais e políticas de acordo com o objetivo de uma determinada sociedade e dentro de um ideal específico para o bem comum.
No Brasil, os movimentos rurais e urbanos na década de 50, eram os que tinham pouca visibilidade. (ALONSO; COSTA; MACIEL, 2007)
A partir da década de 60, os movimentos sociais brasileiros passaram a ter uma maior importância pois a sociedade pasou a lutar contra a política exixtente, mostrando sua insatisfação com o desenvolvimento econômico e social. (ALONSO; COSTA; MACIEL, 2007)
Movimento Ambientalista
O movimento ambientalista surge após a 2ª Guerra Mundial, nos meados do século XX, quando a sociedade passa a entender que pode extinguir o planeta. Assim, surgem as primeiras manifestações em defesa do meio ambiente com o objetivo de conscientizar toda a humanidade de como é importante preservar o meio ambiente. Para descrever e compreender melhor os fenômenos da vida, é necessário apontar as principais formas de pensamento com relação ao meio ambiente, objetivando as várias ações realizadas pelos ambientalistas.
(GAMSOM, 1992 apud ALONSO; COSTA; MACIEL, 2007)
Segundo Herculano (1992), remontam ao século XIX os primeiros questionamentos dos homens sobre o meio ambiente com as grandes navegações e a aplicação das fronteiras mundiais para novos continentes, contrapondo a cultura e a civilização européia aos costumes e a relação com o meio ambiente dos ambientes do novo mundo.
Foi no século XVIII com a revolução industrial e científica que a humanidade começou a refletir sobre o desenvolvimento da sociedade relacionando ao conflito com o capitalismo e a natureza. (ALONSO; COSTA; MACIEL, 2007)
Os alternativos foram os primeiros ambientalistas a surgir depois que se iniciaram testes nucleares e bombas atômicas que foram lançadas sobre o