Volume molar e numero de avogadro
Volume molar é a razão entre o volume e a quantidade de matéria. Equivale ao volume ocupado por 1 mol de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, grupos específicos, partículas, etc). A unidade de medida correspondente no SI é o metro cúbico por mol (m3/mol) porém as medidas mais usuais são o centímetro cúbico por mol (cm3/mol), o mililitro por mol (mL/mol) e o litro por mol (L/mol).
Os químicos utilizam o mol para expressar a grandeza quantidade de matéria. Define-se 1 mol como o conjunto de 6.10 unidades .
Usamos a expressão volume molar para nos referir ao volume ocupado por 1 mol de uma determinada substância.
Para sólidos e líquidos o volume molar depende, entre outras coisas, da natureza, da substância, mas para gases ele só dependerá das condições de temperatura e pressão, qualquer que seja a natureza do gás.
O princípio de avogadro
O italiano Amedeo Avogadro estudou Direito e praticou a profissão por alguns anos. Em 1800,abandonou a advocacia e passou a se dedicar à Ciência. Em 1811, ele sugeriu pela primeira vez a hipótese que leva o seu nome, a Hipótese do Avogadro, também chamada princípio de Avogadro :
"Volumes iguais de dois gases quaisquer, nas mesmas condições de pressão e temperatura,contêm igual número de moléculas"
A partir dessa hipótese, Avogadro foi capaz de : • mostrar que a fórmula da água é H2O e não HO, como pensava Dalton;
• distinguir entre átomos e moléculas (aliás,alguns historiadores atribuem a Avogadro a introdução da palavra molécula para designar conjuntos de átomos unidos;outros atribuem essa introdução a Gay-Lussac)
• distinguir entre massa atômica e massa molecular .