Física
Amedeo Avogadro (1776 – 1856) foi um importante químico e físico italiano. Nasceu em Turim, a 9 de agosto de 1776, e aí faleceu a 9 de julho de 1856. Formou-se em ciências jurídicas, mas apesar de haver praticado a advocacia por alguns anos, Avogadro era bastante interessado pela ciências, especialmente a Química.
A importância dos trabalhos de Avogadro no ramo científico ficou manifestada na Lei de Avogadro, que tratava da quantidade de matéria em gases a diferentes temperaturas. Seria uma forma de expressar uma lei de conservação.
A lei de Avogadro elaborada em 1811 dizia que:“...dois recipientes, de mesmo volume, contendo gases diferentes, à mesma temperatura e pressão, deveriam conter o mesmo número de moléculas...”
Mais tarde, Jean Baptiste Perrin, um professor de Físico-quimica conseguiu determinar o número de Avogadro. Ele conseguiu um valor entre 6,5x1023 e 7,2x1023 moléculas. Isto levou-o ao prêmio Nobel em 1926.
Mais tarde, o número de Avogadro foi determinado com mais precisão, chegando ao valor aceito hoje, que é de 6,022x1023 moléculas.
Constante de Avrogado
O número de Avogadro é uma constante adimensional (não possui unidade, logo não representa uma grandeza) que indica a quantidade de átomos de Carbono-12 que, juntos, representam 12g da substância – 1 mol de C-12. O nome da constante é uma homenagem ao cientista Amedeo Avogadro.
Assim, 1 mol de quaisquer substâncias possuem obrigatoriamente NA entidades constituintes, incluindo-se os gases às mesmas condições de temperatura e pressão, ex.: se Nitrogênio e Oxigênio encontram-se à 1 atm num recipiente de 22,4 l e a 0°C (273,15 K), o número de moles (mols) de ambos será igual a 1. A partir daí, Avogadro conseguiu explicar como os gases se combinavam facilmente quando os respectivos volumes obedeciam a proporções simples entre si; além de, algum tempo depois, descobrir que os gases apresentam-se na Natureza em formas diatômicas.
A constante de Avogadro
Vários